sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Lorotas de um "assembleiano"

Mais pérolas de um herege na internet, só que desta vez de um membro da "Assembléia de Deus":
“Não tinham a Pedro como Papa (Pedro jamais esteve em Roma)”.
Quanta ignorância!
1 Pedro 5, 13: “A vossa co-eleita em Babilônia vos saúda, e meu filho Marcos.”
"Babilônia" era a forma irônica como os antigos cristãos se referiam à Roma pagã.
“Não tinham Maria como mãe.”
Isso aí é com vocês, quem acusa é quem deve provar...
“Não adoravam imagem de escultura.”
1º - A velha e batida estorinha de sempre. Se num trecho da bíblia Deus proibiu fazer imagens, e depois permitiu a confecção delas, até mesmo de uma serpente de bronze, então Ele deve ser esclerosado.
2º - Se você mesmo diz que já foi “católico”, então seja honesto consigo mesmo e conosco e diga se em alguma vez, durante a Santa Missa, teve algum momento onde se diz que santo(a) fulano(a) de tal é maior do que DEUS, ou se a Virgem Maria salva e é maior do que Jesus.
“Não utilizavam velas no culto.”
Então quando o povo se reunia nas catacumbas usava lâmpada elétrica?
“Não rezavam por quem já houvesse morrido.”
O que impede isso? Na bíblia está escrito que não devemos fazer orações pelos mortos?
“Não acreditavam em purgatório ou limbo.”
Não? Pois não é o que vemos nos trechos abaixo:
PURGATÓRIO
Lucas 12, 46-48.58-59: “Virá o senhor daquele servo no dia em que o não espera (...), e separá-lo-á, e lhe dará a sua parte com os infiéis.
E o servo que soube a vontade do seu senhor, e não se aprontou, nem fez conforme a sua vontade, será castigado com muitos açoites; mas o que a não soube, e fez coisas dignas de açoites, com poucos açoites será castigado. E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Quando, pois, vais com o teu adversário ao magistrado, procura livrar-te dele no caminho; para que não suceda que te conduza ao juiz, e o juiz te entregue ao meirinho, e o meirinho te encerre na prisão. Digo-te que não sairás dali enquanto não pagares o derradeiro ceitil”.
I Coríntios 3, 11-15: “Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata (...), a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.
Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.”
LIMBO
João 3, 5: “Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.”
Ou seja, nascemos com a mancha do pecado original, e só quem for batizado e cumprir os mandamentos será salvo. Quanto àqueles que morrem sem se batizar, como as crianças e os que viveram na ignorância invencível sobre Jesus Cristo e a Igreja d'Ele, não irão ao inferno, estarão num lugar de paz e consolo, só que sem a visão beatífica de Deus.
Ou será que DEUS é tão injusto que aqueles que não tiveram a oportunidade de conhecê-Lo vão para o inferno?
Ou será que DEUS é tão injusto que aqueles que perseveraram não receberiam a recompensa?
“Consideravam Jerusalém e não Roma como a cidade santa.”
Há controvérsias! Quem nos responde é o Pr. Neri Campos:
“JERUSALÉM CONDENOU JESUS À MORTE.
Mateus 20: 18/19: Eis que subimos a Jerusalém, e o Filho do homem será entregue aos principais sacerdotes e aos escribas, e eles o condenarão à morte, e o entregarão aos gentios para que dele escarneçam, e o açoitem e crucifiquem; e ao terceiro dia ressuscitará.
JERUSALÉM: MATADORA DE PROFETAS.
Mateus 23: 37/39: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! Eis aí abandonada vos é a vossa casa. Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.”
“Não batizavam crianças: O batismo nas águas era para os que cressem (adultos).”
Se tiver algum trecho das Escrituras que diga que não se deve batizar as crianças, eu viro ateu.
“E tantos outros ‘nãos’ que, não daria pra enumerar o que temos hoje... essas tradições meramente humanas, outras satânicas, foram introduzidas aos poucos, por gente influente, que, ao chegar no poder, como Constantino em 312 DC, que dizia-se Cristão...”
E você tem a cópia de algum decreto ou medida provisória do Império Romano, assinada por Constantino, Teodósio ou seja lá quem for, oficializando a fundação ou criação da Igreja Católica?
“...mas foi instaurador de muitas desgraças do que se tem hoje no Catolicismo (quem ler, pode conferir na história).”
Mas se é a própria História que desmente tudo o que você afirma.
“Daniel Berg e Gunnar Vingren, dois servos de Deus (...) vieram pela fé ao nosso País, pregar a mensagem do Evangelho Pentecostal.”
Eu sei que existe o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas esse “evangelho pentecostal” pra mim é novo!
“O que acontece com a RCC é que a Xerox tá mal tirada: Copiaram nossos hinos, nossa liturgia, até querem imitar o Espírito santo, quando "ensinam" o povo a balbuciar palavras que não tem nexo...”
Aí eu concordo contigo, e te digo mais: até que a RC“C” não é uma cópia (olha o “merchan”) mal tirada, é o plágio mais fiel e perfeito da histeria pentecostal.
“Hoje somos a maior denominação Pentecostal do Brasil. Mas louvamos a Deus, porque a chama do Pentecostes tá acesa até hoje!”
Seria a 'chama do Pentecostes' ou o fogo de um certo lugar?
Resumindo: quanto mais os protestantes esperneiam contra a Santa Igreja, mais amor tenho por Ela.
Deus seja louvado!
* * *
Trechos da bíblia (protestante) disponíveis em:

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Teimosia protestante contra a Virgem Maria

Palavras de um protestante num debate na internet:

“...na Bíblia encontramos Maria como serva e não como Senhora, quando ela disse: "Eis aqui a serva do Senhor, que se cumpra em mim segundo a sua palavra. – Lucas 1: 38”

“Maria confessa ser Jesus o seu Deus Salvador. Ela também necessita de um Salvador (...); Apesar de ter vivido na presença de Deus, ela e seus familiares e das muitas moças dignas de Israel, ela foi escolhida. Mas isso não a torna Senhora. Ela é serva!"

"‘Oh Maria Concebida sem pecado!’ Errado. O Certo é: Maria que concebeu sem pecar. Não temos na Bíblia, em lugar algum, que Maria nasceu como Jesus, pela sombra do Altíssimo.”

Depois disso tudo eu pergunto:

Quem foi que disse que Maria não precisou ser salva?
E quem foi que disse que Maria salva?
Em Nossa Senhora foram antecipadas as graças de uma vida livre de pecados, já que Ela seria a Mãe do Salvador.
Está escrito na Bíblia, no Eclesiástico: Que coisa pura poderá vir do impuro? Que verdade pode vir da mentira?” (Eclo 34, 4 – tirado da Bíblia Católica Online)
Não resta dúvida de que a Imaculada Conceição de Maria foi parte do plano salvífico de Deus.
Ah, sim, o livro do Eclesiástico não existe na bíblia protestante, Lutero o retirou do cânon sagrado. Por que será?
E a Virgindade Perpétua de Nossa Senhora foi profetizada por Ezequiel: “E disse-me o SENHOR: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o SENHOR, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.” (Ez 44, 2 - trecho retirado da Gospel Mais)
Se Jesus tivesse irmãos carnais, onde eles estavam quando José e Maria o procuraram, quando Ele tinha doze anos? Quem fazia planejamento familiar naquele tempo eram os gregos pagãos, e não os judeus!
Se Jesus tivesse irmãos carnais, por que Ele confiou a mãe d’Ele para o discípulo amado?
Quer ver uma parte da Bíblia onde é o próprio Senhor Jesus que fala dos ditos ‘irmãos’ d'Ele?

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.” – João 20, 17-18 (trecho retirado da Gospel Mais)

Concluindo: se os protestantes não sabem usar a lógica e não deixam de usar o Sola Scriptura, seria melhor que se calassem.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Valei-nos, São Pio X!

Hoje é 21 de agosto, dia de Sua Santidade o Papa São Pio X!

Papa num período turbulento, entre 1903 e 1914, era homem de coragem, que não se abateu com as dificuldades que atormentavam a Igreja, principalmente o modernismo.

Dizia ele na encíclica Pascendi, de 1907:
“Contudo, há mister confessar que nestes últimos tempos cresceu sobremaneira o número dos inimigos da Cruz de Cristo, os quais, com artifícios de todo ardilosos, se esforçam por baldar a virtude vivificante da Igreja e solapar pelos alicerces, se dado lhes fosse, o mesmo reino de Jesus Cristo. Por isto já não Nos é lícito calar para não parecer faltarmos ao Nosso santíssimo dever, e para que se Nos não acuse de descuido de nossa obrigação, a benignidade de que, na esperança de melhores disposições, até agora usamos.”

Com pesar ele lamenta, no mesmo documento:
“E o que exige que sem demora falemos, é antes de tudo que os fautores do êrro já não devem ser procurados entre inimigos declarados;
mas, o que é muito para sentir e recear, se ocultam no próprio seio da Igreja, tornando-se destarte tanto mais nocivos quanto menos percebidos.
Aludimos, Veneráveis Irmãos, a muitos membros do laicato católico e também, coisa ainda mais para lastimar, a não poucos do clero que, fingindo amor à Igreja e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia e teologia, mas, embebidos antes das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, blasonam, postergando todo o comedimento, de reformadores da mesma Igreja; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo, sem pouparem sequer a mesma pessoa do divino Redentor que, com audácia sacrílega, rebaixam à craveira de um puro e simples homem.”

E quanto à historinha de “diálogo com mundo” e adaptação dos dogmas ao tempo presente São Pio X diz:

“Ousadamente afirmam os modernistas, e isto mesmo se conclui das suas doutrinas, que os dogmas não somente podem, mas positivamente devem evoluir e mudar-se.”

Será que muitos padres não estudaram as cartas encíclicas nos seminários? Será que os responsáveis pela formação dos sacerdotes apagaram da memória os documentos pré-Vaticano II?
Não queremos padres "super-homens", queremos padres feitos homens de carne e osso sim, mas que respeitem o sagrado e tenham a mesma coragem que São Pio X teve, ao enfrentar os lobos modernistas.


A morte de São Pio X
São Pio X, rogai por nós e pelo Santo Padre!

Fontes disponíveis na internet:

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Um exemplo de missionários: Bem-aventurados Inácio de Azevedo e companheiros

Num contexto de grande agitação na Europa, causada pela revolução protestante, se por um lado muitas pessoas largaram a verdadeira fé por alguma igrejola qualquer, por outro lado muitas outras se mantiveram firmes, e perseveraram na Igreja até o fim, chegando às vias do martírio, se necessário. Uma dessas pessoas foi o padre jesuíta português Inácio de Azevedo (1527-1570).
De origem nobre, Inácio teve ótima educação, chegando a cuidar dos negócios da família ainda jovem, até que depois de um retiro, decidiu mudar de vida e entrou para a Companhia de Jesus em 1548.
Os jesuítas desempenhavam um grande papel missionário no Velho Mundo, trabalhando pela conversão dos hereges e conscientização dos católicos; faziam suas missões também entre os selvagens da América, sobretudo no Brasil, onde são destaques as figuras do padre Manuel da Nóbrega e do bem-aventurado padre José de Anchieta.
Da mesma forma que na Europa, onde enfrentavam dificuldades, também sofriam para anunciar o Evangelho entre os gentios, adeptos dos mais bárbaros costumes (como a poligamia e a antropofagia), mesmo entre aqueles que já haviam sido catequizados; os próprios colonos europeus se deixavam dominar pelos vícios do lugar.
Por isso era necessário um reforço à evangelização do Brasil, daí é que foi enviado o padre Inácio. Depois de avaliar o trabalho de missão, além de ajudar a realizá-lo, ele solicita por carta, aos superiores da ordem, mais reforços para a evangelização.
O Pe. Anchieta, por correspondências, fazia menção aos benefícios que a visita de Azevedo trouxe, tanto que os habitantes de Salvador, na praia, quando do regresso desse último à Europa, celebravam-no, com insistência, que não demorasse a voltar.
Muitos foram os candidatos a missionário, contagiados que estavam do idealismo do Pe. Inácio, com grande ardor evangélico.
Foi então que na São Tiago, nau onde era levado o novo governador do Brasil, D. Luís de Vasconcelos, embarcaram Inácio de Azevedo mais trinta e nove companheiros, dispostos a enfrentar as feras, os selvagens, as doenças tropicais e... os piratas, elementos que infestavam os mares com roubos e mortes.
Enfim, durante a ida até Las Palmas (nas Canárias), a nau foi alcançada em alto-mar pelo corsário francês Jacques Sourie, um fanático anticatólico que partira de La Rochelle com o intuito de caçar jesuítas. Durante a luta, os religiosos empunhavam o crucifixo, proclamando em altos brados a sua fé, até a morte. Pe. Inácio abafava as injúrias dos calvinistas com exortações aos irmãos, além de advertir os hereges sobre os riscos da condenação eterna.
Depois da morte do capitão da nau, a gentalha herética conseguiu dominar o navio, trucidando com fúria inigualável a todos os passageiros, menos um, João Sanches, cozinheiro feito escravo.
E morreram Inácio de Azevedo e seus companheiros, os quarenta mártires que deram a vida pela difusão do Evangelho e o Reino de Deus.
Dos quarenta missionários assassinados, eram nove espanhóis e trinta e um portugueses, sendo
Inácio de Azevedo o mais velho, com quarenta e três anos, e o estudante Luís Rodrigues o mais moço, com apenas dezesseis.
O culto aos quarenta mártires foi oficializado pelo papa Pio IX em 1854, e o dia deles no calendário litúrgico é 17 de julho.


Bibliografia
SGARBOSSA, Mário, GIOVANNINI, Luigi. Um Santo para Cada Dia. São Paulo, Editora Paulus, 1996.
ARRÁIZ, Pe. Santiago. Os Quarenta Mártires do Brasil. Arautos do Evangelho, São Paulo: Associação Arautos do Evangelho do Brasil, p. 20-24, JUL 2008.

Imagem disponível em:
http://www.santosdobrasil.org/pub/news/c2a4302a19bd30250fab38d730d858ba.jpg

"Paciente na Tribulação"

Resumindo basicamente o meu ponto de vista sobre o que é ser católico apostólico romano, faço minhas estas palavras:

“Eu não pertenço nem à Monfort, nem ao IBP, nem à FSSPX. Sou apenas um católico que quer ver a Santa Igreja livre do marxismo da TL, da laicidade e do naturalismo da CNBB, da barulheira infernal e das loucuras da RC“C”, e de tantos outros males. Quero poder assistir à Missa legítima, e quero que os outros católicos também a possam assistir. Quero ver o erro condenado e Verdade ensinada. Nada mais do que qualquer católico sincero pode querer.”

http://www.intribulationepatientes.wordpress.com/2008/08/12/breve-consideracao-acerca-da-saida-do-ibp-do-brasil/

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Santo Inácio de Antioquia em defesa da castidade

Santo Inácio de Antioquia
Em carta a São Policarpo de Esmirna, Santo Inácio de Antioquia faz uma breve defesa da castidade, pedindo ao jovem bispo que incentive os fiéis nessa luta.

“Foge das profissões desonestas. Além disso, faze homilia contra elas. Dize às minhas irmãs que amem o Senhor e se contentem com seus maridos física e espiritualmente. Recomenda também aos meus irmãos, em nome de Jesus Cristo, que amem suas esposas, como o Senhor ama a Igreja. Se alguém pode permanecer na castidade em honra da carne do Senhor, que permaneça na humildade. Se ele se gloria disso, está perdido, e considerando-se mais do que o bispo, está corrompido. Convém que os homens e as mulheres que se casam, contratem sua união com o parecer do bispo, a fim de que seu matrimônio seja feito segundo o Senhor e não segundo a concupiscência. Que tudo seja feito para a honra de Deus.”

São Policarpo de Esmirna
Santo Inácio de Antioquia, rogai por nós!
São Policarpo de Esmirna, rogai por nós!


sexta-feira, 15 de agosto de 2008

15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora

Declarou S. S. o Papa Pio XII:

“(...) convém sobretudo ter em vista que, já a partir do século II, os santos Padres apresentam a Virgem Maria como nova Eva, sujeita sim, mas intimamente unida ao novo Adão na luta contra o inimigo infernal. E essa luta (...) acabaria com a vitória completa sobre o pecado e sobre a morte, que sempre se encontram unidas nos escritos do apóstolo das gentes (cf. Rm 5; 6; lCor 15,21-26; 54-57). Assim como a ressurreição gloriosa de Cristo constituiu parte essencial e último troféu desta vitória, assim também a vitória de Maria Santíssima, comum com a do seu Filho, devia terminar pela glorificação do seu corpo virginal. Pois, como diz ainda o apóstolo, ‘quando... este corpo mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá o que está escrito: a morte foi absorvida na vitória’ (1Cor 15,14).
Deste modo, a augustíssima Mãe de Deus, associada a Jesus Cristo (...) alcançou por fim, como suprema coroa dos seus privilégios, que fosse preservada da corrupção do sepulcro, e que, à semelhança do seu divino Filho, vencida a morte, fosse levada em corpo e alma ao céu, onde refulge como Rainha à direita do seu Filho, Rei imortal dos séculos
(cf. 1Tm 1,17).
Considerando que a Igreja universal - que é assistida pelo Espírito de verdade, que a dirige infalivelmente para o conhecimento das verdades reveladas -(...) considerando que esta verdade se funda na Sagrada Escritura, está profundamente gravada na alma dos fiéis, e desde tempos antiqüíssimos é comprovada pelo culto litúrgico, e concorda, inteiramente, com as outras verdades reveladas, e tem sido esplendidamente explicada e declarada pelos estudos, sabedoria e prudência dos teólogos -
julgamos chegado o momento estabelecido pela providência de Deus, para proclamarmos solenemente este privilégio insigne da Virgem Maria.
(...)
Pelo que, depois de termos dirigido a Deus repetidas súplicas, e de termos invocado a paz do Espírito de verdade,
para glória de Deus onipotente que à Virgem Maria concedeu a sua especial benevolência, para honra do seu Filho, Rei imortal dos séculos e triunfador do pecado e da morte,
(...) declaramos e definimos ser dogma divinamente revelado que: a imaculada Mãe de Deus, a sempre virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre, foi assunta em corpo e alma à glória celestial.
Pelo que, se alguém, o que Deus não permita, ousar, voluntariamente, negar ou pôr em dúvida esta nossa definição, saiba que naufraga na fé divina e católica.
Para que chegue ao conhecimento de toda a Igreja esta nossa definição da assunção corpórea da virgem Maria ao céu, queremos que se conservem esta carta para perpétua memória (...).
A ninguém, pois, seja lícito infringir esta nossa declaração (...) Se alguém presumir intentá-lo, saiba que incorre na indignação de Deus onipotente e dos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo.”

Constituição Apostólica Munificentissimus Deus, do papa Pio XII - 1950

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Pio XI já advertia

Já dizia o papa Pio XI:

“Cuidado, veneráveis irmãos! Não se deixem enganar! O Comunismo é intrinsecamente um erro, e ninguém salvaria a civilização Cristã colaborando com ele ou compromissando-se com o que ele prega. Aqueles que se deixam seduzir e emprestam sua ajuda ao triunfo do Comunismo em seu próprio país, serão os primeiros a serem vitimados pelo erro Comunista. E quanto maior e mais antiga for a civilização Cristã, nas regiões ocupadas pelo Comunismo, maior será a devastação e o ódio desencadeado pelos ateus".

Encíclica Divini Redemptoris, do papa Pio XI - 1937

domingo, 3 de agosto de 2008

Deus lhe pague, Dona Cacilda!

O anjinho Marcela se foi...
Quantas propostas indecentes recebidas, vindas de pessoas sem fé e sem Deus, insensíveis à dura batalha da pequena, que mesmo com uma grave enfermidade lutou bravamente pela vida.
Dona Cacilda, que manteve a serenidade ante os desígnios misteriosos do Senhor, disse NÃO às maldosas e malditas sugestões de eliminar a vida que se formava.
A imprensa, anticatólica e anticristã, sempre realçava a opção religiosa da mãe de família, católica simples do interior, uma antítese das mulheres modernas e liberais, que matariam o próprio filho se fosse necessário, caso tivessem a "liberdade" ameaçada.
Dona Cacilda, que o Senhor Jesus lhe pague pelo seu exemplo e que a Virgem Maria, Mãe de Deus, possa lhe abençoar mais e mais, com toda a sua família.
Pode ter certeza que a pequena Marcela está junto de Deus, intercedendo por todos os inocentes que têm a vida em perigo, e por aquelas mulheres que não respeitam e não honram o 'divino' dom de dar a vida, oferecido pelo Criador.
Que outras mães se espelhem no seu exemplo, Dona Cacilda, se aproximem de Deus nessas horas e mantenham seus filhos vivos, independente de como estejam.
Deus lhe pague!
* * *
Imagens disponíveis na internet em:

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

“Um mentiroso cruel”

Eis um fato ocorrido entre o czar Nicolau I e o papa Pio IX:

“O czar Nicolau, que há cem anos governou o império russo, foi um dos homens mais sanguinários. A sua crueldade arrancou a vida a milhares de filhos da Igreja Católica; maior, porém, foi o número dos que tiveram uma morte lenta nos trabalhos forçados e nos horrendos cárceres do clima horrível da Sibéria.
Entretanto, diante dos reis europeus e sobretudo diante do Soberano Pontífice, fazia sempre alarde de sentimentos religiosos e humanitários. Indo a Roma, o poderoso e sanguinário czar foi recebido em audiência por sua Santidade o Papa Pio IX. O Pontífice perguntou-lhe como tratava os católicos. E o czar, com a mais vil hipocrisia, respondeu:
— Muito bem, Santíssimo Padre.
Não pôde o Papa sofrer a vileza daquele coração traidor. Levantou-se de seu trono, fitou o poderoso imperador com majestosa dignidade e com voz forte e enérgica disse:
— Mentis!
O imperador russo não pôde conservar-se em pé; ficou como que aniquilado... e saiu dali aterrado, como se uma tempestade tivesse estalado sobre sua cabeça e o fogo de um raio o ameaçasse. Desceu rapidamente as escadarias do Vaticano e foi sepultar-se no palácio em que se hospedava.

Também a vós, milhares de cristãos... também a vós, milhares de católicos... pergunta o vigário de Jesus Cristo:
— Amais a Jesus Cristo?
E respondeis com hipócrita serenidade:
— Amamos!
— Mentis! V
os dirá o Papa e com razão, pois:
Não sois vós que profanais os dias santos de guarda?... Não sois vós que abandonais a oração e os Sacramentos?... Não sois vós que desprezais os Mandamentos divinos?...
E não mentis aos homens, mas a Jesus Cristo... ao próprio Deus!...”


* * *
História da Igreja em Quadrinhos. Edições Paulinas, 1983.