segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Paulista recalcado? Brasileiro chateado

Todos, principalmente os cariocas, podem me chamar de invejoso, de que estou com dor de cotovelo, porque eu, paulista, torci contra a escolha do Rio de Janeiro para as Olimpiadas de 2016.
Não, eu não errei a escrita, é Olim-PIADA mesmo.
E outra coisa: não vou cair na hipocrisia de dizer que são as Olimpíadas do Brasil, como fizeram no Pan de 2007 no Rio de Janeiro, só que aí depende: se for pela conta paga, é do Brasil sim, mas só por isso.
Já digo logo que, se ao invés do Rio de Janeiro fosse escolhido um certo bairro da periferia "zonaléstica" paulistana de nome São Miguel Paulista, que é a terra natal deste que vos escreve, também seria contra.
E por quê?
Porque temos problemas demais para resolver, nossa educação está vivendo uma fase crítica de qualidade, só não vê quem não quer, a nossa saúde também vai mal das pernas, os nossos transportes estão aquém do mínimo necessário de dignidade, etc., etc. e etc., fora o quesito SEGURANÇA, que não é lá essas coisas.
Dá-se a impressão que com a Copa-14 e as Olimpíadas-16 tudo será perfeito, vai ficar que nem na música do Belchior, "tudo é divino, tudo é maravilhoso".
Esse ufanismo todo do "Brasil-potência", com direito a pré-sal já anda enchendo demais o saco.
É claro que era deprimente aquele clima derrotista que dominava o sentimento da nação há uns vinte anos, quando éramos tomados pela hiperinflação e pela dívida externa, mas também não vamos cair na besteira de que já somos os melhores do mundo em tudo, como agora.
O Brasil tem certas dívidas que ainda não foram pagas: temos, porventura, algum prêmio Nobel, por exemplo? Principalmente no ramo científico?
Quantos "brasucas" que vão para o exterior desenvolver seus projetos, porque aqui não temos condições?
Quantos outros que ficaram, heroicamente trabalhando para a grandeza do país?
Quem não se lembra daqueles trabalhos científicos da Aracruz que foram destruídos pela bandalha do MST?
Até os argentinos, que aqui são alvos de piada, têm o seu prêmio Nobel, como o Chile também.
Agora agüente sete modorrentos e longos anos de carnaval, bunda, futebol e aquela criançada chata que fica aparecendo na televisão, crente que estará competindo no Rio, como se todas tivessem essa oportunidade!
Escolha política, não mais que isso, do mesmo jeito que escolheram Pequim-08. É o igualitarismo até no esporte, com essa besteira de revezamento de sedes.
Custava escolher Madri? Lá está tudo quase pronto, uns 80%! Só porque a próxima olim-PIADA será em Londres?
Para encerrar: patriotismo sim, patriotada ridícula de copa do mundo, NUNCA!

Nenhum comentário: