sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

A inveja é uma...

Existe uma frase que é a seguinte: "A inveja é uma m&rd@".
O que seria o comunismo senão a inveja?
Um agricultor, por exemplo, que trabalhou a vida inteira e, depois de anos de serviço, adquire uma fazenda, trabalha nela com mais disposição, conquista lucros, gera emprego e renda para os outros, termina por comprar áreas vizinhas para expandir o terreno, gera mais emprego e renda, consegue uma melhor qualidade de vida para ele e a família até que...
Um bando de desordeiros quer colher os frutos do fazendeiro sem trabalho nenhum, simplesmente porque o dito cidadão tem uma propriedade e eles não têm!
Outro exemplo da inveja vermelha: certa operária que após anos de trabalho suado e morando de aluguel, conquista enfim a casa própria e outra casinha, cujo dinheiro do aluguel serve como complemento para o ordenado mensal da família. Só que aí vem um grupelho que quer tomar a casa alugada da operária porque ela já tem a sua e os invasores não têm!
É certo isso?
Quer dizer que o trabalhador do campo e o da cidade não podem ter mais de uma propriedade porque isso é símbolo de egoísmo, já que outros não têm um teto para morar?
Se isso não é inveja, então gostaria que me explicassem o que é.
É como aquele agricultor que compra uma semente de árvore frutífera, planta, aduba, rega, faz a árvore crescer, passa a colher os frutos dela, alimenta a família, mas como sobra muita fruta, ele se sentirá obrigado a repartir com os "oprimidos".
Ora, mas os frutos do trabalho são dele, que pode aproveitá-los como bem lhe aprouver! Que o trabalhador honesto tenha a boa vontade de repartir com quem não tem, não precisa ser coagido a dar o que não quer.
Inveja, não mais que inveja.
É com esse pensamento de "coitadinho" que surge a luta de classes, que é a inveja em estado puro: o pobre olha o rico como explorador, o aluno vê o professor como o opressor e o filho enxerga o pai como ditador, num círculo vicioso de ódio manifesto e quebra da ordem e da hierarquia, que acabarão em anarquia e caos.

3 comentários:

Sara Rozante disse...

Caro Evandro,

Há 3 meses atrás, transcrevi para meu blog um texto do sítio Usina de Letras, que fala exatamente sobre a inveja socialista sob o prisma de uma imigrante russa.
Aqui está:
http://srozante.blogspot.com/2009/09/inveja-e-forca-motriz-por-tras-do.html
Com Jesus e Maria,

Sara Rozante

Unknown disse...

Bom diaaaa...

Que comentário perfeito, é isso msm.
Não gostam de trabalhar, e vive às "custas" dos outros.
Um exemplo, é o nosso presidente.
Um abraço.
Fik c Deus.
Até mais.

Evandro Monteiro disse...

Sara e Hugo, sejam bem-vindos mais uma vez!
O comunismo é a transgressão explícita ao IX mandamento.