quarta-feira, 18 de junho de 2008

A caradura de muitos cristãos

Começo este texto com um trecho de “Cantiga por um ateu”, do Pe. Zezinho:

“Um grande amigo meu

Que a sua fé perdeu,

No dia de Natal me procurou...”

O ateu, esse ser envolto em grande mistério que perturba o coração de muitos cristãos: em alguns gera indiferença; em outros, é como se fosse o próprio maligno em pessoa.
O ateu, sinônimo de vida errada, de ausência de Deus e dos mandamentos. Tem gente até que se escandaliza quando ouve uma pessoa dizer que não crê em Deus!
Sejamos sinceros, não é um cinismo muito grande, gente que vive erradamente, de qualquer maneira, aceita tudo quanto é porcariada em matéria de fé e moral, e se diz “cristã”?
Gente que de quando em quando vai à Missa, só para ser padrinho/madrinha de Batismo ou Crisma, ou nas festas do(a) padroeiro(a), e depois critica a Igreja, diz que todo padre é ladrão, tarado ou pederasta?
Conheço um padre que, dizem, tem uma amiga sueca, com quem às vezes tecla no MSN, e que ele teria ficado muito chateado, porque ela disse ser atéia.
Com todo o respeito que ele merece, por ser um sacerdote, mas ele deveria ficar mais chateado é com muitos paroquianos que vivem de qualquer jeito, como se fossem pagãos, e agem como se Deus não existisse.
É com esses que o padre tem de ficar chateado, e não com a sueca, já que muitos deles comungam em pecado mortal, se vestem escandalosamente, curtem “beber, cair e levantar”, e muito mais!
Ser missionário atualmente não é mais se embrenhar em regiões de África e Ásia, é calçar as sandálias e buscar a conversão do rebanho católico, ainda que com o exemplo de vida. É no sertão, é na periferia, é onde existem perigos para a fé!
Fala-se muito aqui nas chamadas "Santas Missões Populares".
As “Santas Missões Populares” devem ser feitas todos os dias, não às vezes, não adianta alguém chegar e cantar lindo e maravilhoso se, no local de trabalho, ser um traíra, não adianta querer cantar bonito na missa e usar roupas sensuais. Na Missa, ainda por cima!
Cuidemos dos nossos primeiro, aí depois vamos buscar os de fora, de que me adianta falar de Jesus e da Igreja para quem não crê n’Ele se nem eu obedeço as diretrizes e ensinamentos do Santo Padre?

Nenhum comentário: