segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Incoerências do protestantismo

Se os protestantes dizem seguir somente a Bíblia, e que o vale é só que estiver escrito lá, gostaria de saber por que eles não seguem os preceitos abaixo, conforme indicado pelo Pe. Vicente Wrosz, SVD:

- Não acender fogo (para cozinhar) em nenhuma moradia, no sábado (Êxodo 35, 3);
- Não semear diferentes espécies no mesmo campo (Levítico 25, 3-5);
- Não semear e não colher nada, nos campos e na vinha, no ano sabático (Êxodo 23, 10-11; Levítico 25, 3-5);
- Não comer os frutos das árvores durante os primeiros 3 anos (Levítico 19, 23-25);
- Não comer sangue, nem carne com sangue (Levítico 17, 10-14; 19, 26);
- Não comer coelho, lebre, porco e os demais animais “impuros” (Levítico 11, 1-47);
- Punir de morte os blasfemadores, homicidas, adúlteros, homossexuais, os transgressores do sábado, os que tiverem amaldiçoado os pais, ou evocado os espíritos, etc. (Êxodo 35, 1-3 e Levítico 20, 9-27; 24, 10-23).

O mesmo sacerdote pergunta: “Qual a seita que está observando todas estas e outras prescrições do Antigo Testamento? E com que autoridade podem se desculpar desta não-observância?

Fonte bibliográfica:
WROSZ, Pe. Vicente. Respostas da Bíblia às Acusações dos "Crentes" Contra a Igreja Católica. 40ª Edição. Editora Padre Reus, Porto Alegre, 1998.

Imagem extraída de:

4 comentários:

Theophilus disse...

Para quem sabe inglês - uma necessidade conhecer outras línguas em um país de tanta censura editorial informal como o Brasil - recomendo a leitura das obras monumentais do teólogo católico americano Robert Sungenis intituladas "Not by Faith Alone: A Biblical Study of the Catholic Doctrine of Justification" e "Not by Scripture Alone: A Catholic Critique of the Protestant Doctrine of Sola Scriptura". Nelas ele reduz as doutrinas protestantes da Sola Scriptura e Sola Fide a pó!

Evandro Monteiro disse...

Bem pensado...

Anônimo disse...

enquanto vcs discutem as doutrinas corretas pessoas morrem sem conhecer a Jesus, adorado tanto por catolicos como por protestantes. Doutrina, religiao, denominacao, pastor, padre, bispo papa, tudo isso é vao......precupemo-nos em pregar e espalhar as boas novas da morte na cruz q nos salva da morte com o puro sangue de jesus. Abraço a todos.

alecsandro disse...

Os exemplos utilizados fazem parte da velha aliança que Jesus com seu sacrifício quebrou, não devemos contradizer a Lei que esta na bíblia que por si só ja basta, porem devemos separar as ordenanças que na época servia para disciplinar um povo acostumado a escravidão, a lei continua valendo não mate, não roube não fale mentiras Jesus não veio para extinguilas mas para nos dar nova vida e de maneira muito simples sem tradições sem dogmas sem estatutos de igreja nenhuma,"todo aquele que crer que Jesus é o filho de Deus, confessar isso em seu coração e viver conforme o exemplo de cristo este sim será salvo", sem purgatório sem se tornar fanático religioso, não importando se ele e católico ou evangélico,enquanto discutimos TRADIÇÃO e quem esta com a razão muita gente esta engrossando o caldo do diabo com almas perdidas para sempre, vamos usar espaço como este pra falar da salvação que é para TODOS e todas as bíblias mostram claramente. alias a diferença entre a bíblia católica e a protestante não e o que esta escrito nela mas sim o que nao esta, os protestantes seguem apenas o que esta escrito os católico tem as mesmas coisas escritas e se utilizam de dogmas e tradições...