quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mentiras descaradas da imprensa em relação às Cruzadas

Num anúncio da venda de um livro sobre religiões, existe um erro crasso de História:

“Atualmente, vários países vivem intensos conflitos religiosos. No Iraque, ataques suicidas de homens-bomba motivados por princípios do fundamentalismo islâmico. Outro exemplo é a Nigéria que em 2006 teve um confronto entre cristãos e muçulmanos que resultou na morte de 150 pessoas em apenas uma semana. Mas não é de hoje que este problema assola o mundo. As Cruzadas, por exemplo, aconteceram do século 6 ao 8 e tinham como objetivo impor o cristianismo na Terra Santa (Palestina).”

Até quem não é historiador sabe que as Cruzadas foram expedições cristãs armadas que começaram a agir em 1095 (século XI, e não VI) e duraram até 1270-91 (final do século XIII, e não VIII), e que elas não foram para “impor o cristianismo na Terra Santa”, mas sim defender os peregrinos e povos cristãos que eram duramente perseguidos pelos turcos muçulmanos, ou seja, foi uma guerra de legítima defesa.
Uma coisa nada dialogante, diferente do tempo atual!
Vale ressaltar a figura do grande militar e nobre Godofredo de Bulhões (* c. 1060- + 1100).

http://www.lepanto.com.br/HagSLuizR.html
Sobre Godofredo de Bulhões, nobre e militar:

5 comentários:

Theophilus disse...

Eu já estive diante de Godofredo de Bulhões - ou pelo menos do que restou dele! Foi na minha visita à catedral de Colônia em 1992. O túmulo é de pedra escura e tem a figura de um cavaleiro deitado segurando sua espada. Um dos momentos realmente emocionantes daquela viagem!

Evandro disse...

Que privilégio, Theophilus!
Tempos bons onde o Estado servia à Igreja e esses serviam ao povo e, principalmente, a DEUS!
Tão diferentes do momento atual...

Ana Maria disse...

Precisamos de uma nova inquisição!!

Classe disse...

Claramente ridículo esse foi maior papo furado que já vi na minha vida,defender os peregrinos? Godofredo o Herói? kkk primeiro que você foram lá tomar o território que não pertencia a você e segundo que só conseguiram matar todo mundo pelo caminho e saquear as cidades. E Godofred só foi nessa viajem como lider pela promessa das riquezas do oriente. Acho que você católicos devia parar de fazer teorias ridículas sobre seus erros do passado e tentar fazer um futuro melhor.

Evandro Monteiro disse...

Bom, antes de dizer que tudo isso é teoria, analise a História sem os ranços anticatólicos que infestaram a matéria.
Sobre a questão de tomar território alheio, você está muito enganado, pois quem roubou o que era dos outros foram os muçulmanos, não nós.
E pra terminar 1: se não concorda com nada que está escrito aqui, é melhor você parar de ler.
E pra terminar 2: o substantivo "viagem" é com "G", pois se for escrito com "J" é verbo.