quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Mentiras descaradas da imprensa em relação às Cruzadas

Num anúncio da venda de um livro sobre religiões, existe um erro crasso de História:

“Atualmente, vários países vivem intensos conflitos religiosos. No Iraque, ataques suicidas de homens-bomba motivados por princípios do fundamentalismo islâmico. Outro exemplo é a Nigéria que em 2006 teve um confronto entre cristãos e muçulmanos que resultou na morte de 150 pessoas em apenas uma semana. Mas não é de hoje que este problema assola o mundo. As Cruzadas, por exemplo, aconteceram do século 6 ao 8 e tinham como objetivo impor o cristianismo na Terra Santa (Palestina).”

Até quem não é historiador sabe que as Cruzadas foram expedições cristãs armadas que começaram a agir em 1095 (século XI, e não VI) e duraram até 1270-91 (final do século XIII, e não VIII), e que elas não foram para “impor o cristianismo na Terra Santa”, mas sim defender os peregrinos e povos cristãos que eram duramente perseguidos pelos turcos muçulmanos, ou seja, foi uma guerra de legítima defesa.
Uma coisa nada dialogante, diferente do tempo atual!
Vale ressaltar a figura do grande militar e nobre Godofredo de Bulhões (* c. 1060- + 1100).

http://www.lepanto.com.br/HagSLuizR.html
Sobre Godofredo de Bulhões, nobre e militar:

5 comentários:

Theophilus disse...

Eu já estive diante de Godofredo de Bulhões - ou pelo menos do que restou dele! Foi na minha visita à catedral de Colônia em 1992. O túmulo é de pedra escura e tem a figura de um cavaleiro deitado segurando sua espada. Um dos momentos realmente emocionantes daquela viagem!

Evandro Monteiro disse...

Que privilégio, Theophilus!
Tempos bons onde o Estado servia à Igreja e esses serviam ao povo e, principalmente, a DEUS!
Tão diferentes do momento atual...

Anônimo disse...

Precisamos de uma nova inquisição!!

Unknown disse...

Claramente ridículo esse foi maior papo furado que já vi na minha vida,defender os peregrinos? Godofredo o Herói? kkk primeiro que você foram lá tomar o território que não pertencia a você e segundo que só conseguiram matar todo mundo pelo caminho e saquear as cidades. E Godofred só foi nessa viajem como lider pela promessa das riquezas do oriente. Acho que você católicos devia parar de fazer teorias ridículas sobre seus erros do passado e tentar fazer um futuro melhor.

Evandro Monteiro disse...

Bom, antes de dizer que tudo isso é teoria, analise a História sem os ranços anticatólicos que infestaram a matéria.
Sobre a questão de tomar território alheio, você está muito enganado, pois quem roubou o que era dos outros foram os muçulmanos, não nós.
E pra terminar 1: se não concorda com nada que está escrito aqui, é melhor você parar de ler.
E pra terminar 2: o substantivo "viagem" é com "G", pois se for escrito com "J" é verbo.