quarta-feira, 4 de março de 2009

Lutero a favor das indulgências?

Para quem pensa que a revolta de Martinho Lutero se deu pelo simples fato de existir a tal “venda” das indulgências, e que se contaminou pela idéia, muito bem plantada pelos inimigos da Santa Igreja, de que Ela era a grande negociadora do perdão divino, eis as palavras do próprio apóstata da Alemanha, contidas nas famosíssimas 95 teses:

“48. Deve ensinar-se aos cristãos que, ao conceder perdões, o papa tem mais desejo (assim como tem mais necessidade) de oração devota em seu favor do que do dinheiro que se está pronto a pagar.
49. Deve-se ensinar aos cristãos que as indulgências do papa são úteis se não depositam sua confiança nelas, porém, extremamente prejudiciais se perdem o temor de Deus por causa delas.
50. Deve-se ensinar aos cristãos que, se o papa soubesse das exações dos pregadores de indulgências, preferiria reduzir a cinzas a Basílica de S. Pedro a edificá-la com a pele, a carne e os ossos de suas ovelhas.”

Texto extraído de:

http://www.espacoacademico.com.br/034/34tc_lutero.htm

Portanto, se Lutero quis se afastar da Igreja fundada pelo Salvador e confiada a São Pedro, que seja dito que foi por pura revolta e orgulho, como um legítimo vivente da dita Renascença.

Nenhum comentário: