segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Papa canoniza religiosa indiana

12-10-2008
Primeira santa para cristãos perseguidos na Índia
Já foram assassinadas mais de 80 pessoas

CIDADE DO VATICANO, domingo, 12 de outubro de 2008 (ZENIT.org).- Bento XVI canonizou neste domingo a primeira santa indiana, Afonsa da Imaculada Conceição, apresentando-a como intercessora para os cristãos do seu país, que estão experimentando uma perseguição sem precedentes.
A Irmã Afonsa (1910-1946), cujo nome era Anna Muttathupadathu, encontrou seu caminho de santidade na Congregação das Clarissas da Terceira Ordem de São Francisco, falecendo aos 35 anos.
«Suas virtudes heróicas de paciência, fortaleza e perseverança em meio a profundos sofrimentos nos recordam que Deus sempre oferece a força de que precisamos para superar toda prova», disse o Papa no final da celebração eucarística, na qual participaram cerca de 40 mil peregrinos, na Praça de São Pedro do Vaticano.
«Enquanto os fiéis da Índia dão graças a Deus por sua primeira filha apresentada à veneração pública, quero lhes garantir minhas orações durante estes momentos difíceis», acrescentou o Papa, referindo-se à perseguição que estão vivendo.
Segundo informaram os bispos indianos presentes no Sínodo, pelo menos 80 cristãos foram assassinados desde que se desencadeou a perseguição religiosa no país, particularmente no estado de Orissa.
Os ataques são organizados por fundamentalistas hindus e começaram no dia 23 de agosto, após o assassinato, no distrito de Kandhamal, de Swami Laxmanananda Saraswati, líder da organização extremista hindu Vishva Hindu Parishad (VHP).
Considera-se que o Partido Bharatiya Janata é seu braço direito. Saraswati dirigia há tempos uma campanha violenta contra as conversões ao cristianismo.
A campanha de violência provocou a destruição de dezenas de igrejas e lugares de culto, de conventos, escolas e propriedades de cristãos.
Bento XVI confiou «ao cuidado providencial de Deus todo-poderoso todos os que lutam pela paz e pela reconciliação».
Também pediu «aos autores da violência que renunciem a estes atos e se unam aos seus irmãos e irmãs na construção de uma civilização do amor».
__________________________________________________________
Fontes na internet:

2 comentários:

osátiro disse...

Os Cristãos sofrem em quase todo o Mundo, a começar pela Índia, Iraque Paquistão, Congo, países muçulmanos.
FAÇAMOS UMA REDE NA NET DE APÓIO AOS CRISTÃOS.
Por favor, consulte o meu blog; tem correio elect´ronico para vários países, incluindo Portugal e Brasil.
Abraços.

Evandro Monteiro disse...

Obrigado, Sátiro, pode deixar que eu me juntarei a essa rede.
Que DEUS te guarde!