domingo, 25 de janeiro de 2009

Será verdade? Não acredito!

Deu no G1: parece mentira, mas o papa Bento XVI cancelou as excomunhões lançadas por João Paulo II, em 1988, contra Lefebvre e os bispos dele.
Louvado seja Deus! Se abusos e aberrações litúrgicas foram e são tolerados sem nada acontecer, por que manter uma excomunhão injusta contra quem combateu os erros do Vaticano II, a favor da liturgia de sempre?

Papa suspende excomunhão de 4 bispos consagrados por arcebispo cismático
Da EFE

Cidade do Vaticano, 24 jan (EFE).- O papa Bento XVI suspendeu a excomunhão dos quatro bispos consagrados pelo falecido arcebispo cismático Marcel Lefebvre em 1988, informou hoje o Vaticano.
Trata-se de Bernard Fellay, superior da Fraternidade São Pio X, criada por Lefbvre; o espanhol Alfonso de Gallareta, o francês Tissier de Mallerais e o britânico Richard Williamson, que foram excomungados automaticamente em 1988 após serem ordenados bispos contra a vontade do papa João Paulo II.
Lefebvre também foi excomungado, assim como o bispo brasileiro Antônio de Castro Mayer, que participou da cerimônia. Ambos já morreram.
Bento XVI, segundo um comunicado do Vaticano, decidiu levantar a excomunhão dos quatro bispos tradicionalistas "após um processo de diálogo".
Além disso, o pontífice tomou a decisão depois que, em 15 de dezembro, Fellay enviou uma carta ao Vaticano, em nome próprio e do dos outros três prelados, na qual expressava o desejo de permanecer fiéis à Igreja romana e ao papa.
"Na carta, o monsenhor Bernard Fellay manifestou claramente ao santo padre que: 'sempre mantivemos firmemente a vontade de permanecer católicos e de colocar nossas forças a serviço da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Igreja Católica romana", explica o comunicado.
Os quatro religiosos excomungados acrescentaram na carta ao papa, segundo a nota vaticana: "Aceitamos suas doutrinas com ânimo filial, cremos firmemente no Primaz de Pedro e em suas prerrogativas e, por isso, esta situação (a excomunhão) nos faz sofrer muito".
Bento XVI acompanhou o caso desde o começo, "e sempre tentou recompor a fratura com a Fraternidade, inclusive recebendo pessoalmente Fellay em 29 de agosto de 2005 (poucos meses após ser eleito papa)".
Na ocasião, o papa expressou o desejo de proceder "por períodos e em tempos razoáveis" o caminho para suspender a excomunhão.
O Decreto da Congregação para os Bispos, que retira a excomunhão, está datado de 21 de janeiro de 2009.
O Vaticano, segundo o decreto, espera que, com este passo, a Fraternidade de São Pio X "testemunhe sua verdadeira fidelidade e total reconhecimento ao magistério e à autoridade do papa dando provas da unidade visível". EFE

2 comentários:

Anônimo disse...

LOUVADO SEJA DEUS ETERNO E TODO PODEROSO !!!
LOUVADO SEJA O ESPÍRITO SANTO PARÁCLITO !!!
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO !!!
LOUVADA SEJA A SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, MÃE DE DEUS E NOSSA !!!
LOUVADO SEJA SANTÍSSIMO JOSÉ !!!
LOUVADO SEJA DEUS NOS SEUS ANJOS E SANTOS !!!

VIVA A SANTA IGREJA CATÓLICA, UNA, VERDADEIRA, APOSTÓLICA, EDIFICADA SOBRE SÃO PEDRO, NOSSO PRIMEIRO PAPA, E HOJE, CONFIADA A SUA SANTIDADE BENTO XVI !!!

Spera in Deo, quoniam adhuc confitebor illi: salutare vultus mei, et Deus meus.

Evandro Monteiro disse...

Caro Fernando, em meio à grande alegria da notícia, seja muito bem-vindo ao blogue.
Que Deus e Nossa Senhora te abençoem.