segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Serenata ao Senhor?

O amigo leitor e a prezada leitora já devem ter ouvido falar nas serenatas, onde antigamente os rapazes tocavam violão à frente das casas das belas moçoilas, que suspiravam de paixão.
Já há muito tempo que esse hábito caiu em desuso, pois se no passado os jovens cantavam a pegajosa “tu és divina e graciosa, estatua majestosa...”, hoje eles cantam, para as meninas (ou para os outros meninos, sei lá...), pérolas da qualidade de um “tchutchuca, vem aqui pro seu tigrão”.
Mas não é que a Revolução Carismática Caótica resolveu inovar também nesse sentido? Além das CRISTOTECAS temos também as formidáveis, as inoxidáveis, as inimitáveis e as inigualáveis SERENATAS AO SENHOR!!!!
Está lá escrito:

“O que é?
Imagine uma noite de sábado na igreja com uma iluminação especial, um clima de louvor com cantos de adoração e experimentando uma noite de intimidade com Jesus Sacramentado.
Imagine um jeito de mostrar o quanto amamos, o quanto adoramos, o quanto rendemos graças, é desta forma que pulsa em nosso coração o desejo de estar em intimidade com Ele. Aliás, intimidade, esta é a palavra que pode resumir todo o sentido da Serenata ao Senhor.
Serenata ao Senhor, uma noite de intimidade com Deus.
O projeto
Infelizmente, muitas vezes nós passamos por momentos de sequidão espiritual, momentos que nos afastamos da presença do Senhor.
A Serenata ao Senhor é uma noite especial onde o objetivo é experimentarmos através de uma noite na presença de Jesus Sacramentado a intimidade com Deus.
O Ministério Sacramusic, recebeu o chamado de levar a Serenata pelas diversas Igrejas onde for convidado podendo assim levar os irmãos a um contato de intimidade com Deus e um re-avivamento em sua fé.”

Só faltava a presença do Carnavalesco de Melo cantando os seguintes versinhos, ”quero ver, outra vez, seus olhinhos de noite serena”.
A verdadeira sequidão espiritual se dará quando essa juventude, tão certa que será eterna, envelhecer, ou pelo menos chegar aos trinta e cinco ou quarenta anos, se olhar no espelho e acordar de ressaca espiritual, depois de tanto putz-putz na cabeça.
Serenata?
Olha, Cristo merece todo o louvor, mas Ele não é nenhuma moçoila cheia de frescura açucarada, suspirando na janela por algum mancebo qualquer.
Cristo também não é um clubber, um freqüentador de raves barulhentas, pagodinhos românticos ou rock dito “católico”.
Não adianta querer abarrotar a igreja de jovens, se eles não tiverem o mínimo de respeito com as coisas do Alto.
Certa vez, lá pelo ano de 1966, entupiram uma igreja do Rio de Janeiro com a juventude em festa; como será que aqueles jovens estão, às vésperas de 2010? Quem foi o energúmeno que teve a idéia de jerico de transformar a missa numa filial da Jovem Guarda?
Deve-se tomar muito cuidado para não confundir louvor com barulho, pois a idade chega e muitos que agora estão arrebentando os tímpanos com tanta barulheira, amanhã estarão com dor de cabeça e o pior, sequidão espiritual, cansados de tanto abusar das novidades litúrgicas que caem de moda facilmente.

2 comentários:

Theophilus disse...

"Existe uma ligação íntima entre a reverência e a sacralidade; a reverência permite-nos experimentar o sagrado, ascender para além do profano; a irreverência cega-nos a todo o mundo do sagrado. A reverência, incluindo o medo – em verdade, temor e tremor – é a resposta adequada ao sagrado."

http://traducoesgratuitas.blogspot.com/2005/06/dietrich-von-hildebrand-o-pleito-pela.html

Evandro Monteiro disse...

O problema é que eles dão muita ênfase à experiência, só crêem se sentirem alguma coisa, como São Tomé ao saber que Cristo tinha ressuscitado, e isso é um perigo à fé.