terça-feira, 19 de julho de 2011

E não era um tempo de opressão?

Muitos gostam de dizer que a Idade Média foi a chamada "Idade das Trevas", um período sombrio, marcado pelo obscurantismo católico e pela intolerância, sendo inclusive a mulher o alvo principal da Inquisição. Por falar nisso, quem foi o alvo principal do Santo Ofício, o judeu ou a mulher?
Foi com grande surpresa que vi num livro didático de Língua Portuguesa um texto sobre as mulheres no período medieval. A surpresa veio justamente porque é em muitos livros escolares que o ódio à Igreja Católica é propagado. O texto fala sobre a poetisa Cristina de Pisa:

Nos séculos XIV e XV, as mulheres continuam a dar exemplos de liberdade intelectual e esforço criativo. Ainda é um mundo dominado pelos homens, é claro, mas isso não significa que as mulheres sejam todas obrigadas a se submeter à rotina dos afazeres domésticos ou dos trabalhos manuais (...) Em certas cortes, não era raro haver mulheres muito instruídas.
Cristina de Pisa (1364-1429) era uma delas. Ela foi a primeira escritora profissional que se conhece na história da Europa. Com 24 anos, ficou viúva com três filhos pequenos, uma sobrinha e a mãe para sustentar. Tomou então a corajosa decisão de ganhar a vida com seus escritos e mostrou-se uma intelectual tão competente que o duque da Borgonha incumbiu-a de escrever a biografia de seu irmão, o falecido rei Carlos V. Em seus livros, defendeu a causa das mulheres, argumentando que, se às mulheres fosse também permitido instruir-se, elas seriam tão capazes intelectualmente como os homens.


Pergunto: será que na Idade Média, a tal de "Idade das Trevas", a mulher era tratada pior do que atualmente, no alvorecer do século XXI?
Será que a própria mulher se valoriza, quando canta "músicas" que a colocam num patamar abaixo dos irracionais, quando são chamadas de "cachorras"?Será que agora, neste período "iluminado", as mulheres recebem o mesmo tanto que um homem ganha, ao fazerem o mesmo trabalho?

Fonte bibliográfica
:

SARMENTO, Leila Lauar e TUFANO, Douglas. Português – Literatura, Gramática e Produção de Texto. Volume 1. Moderna, São Paulo, 2010.

Nenhum comentário: